+ 55 48 3223 1232
Post Ortodontia

Qual a melhor idade para consultar um ortodontista?

Em torno de 6 anos é uma boa idade para fazer a primeira consulta com ortodontista.

Alguns problemas mais severos necessitam de intervenção antes disso, mas nestes casos o odontopediatra alertará os pais e solicitará uma avaliação mais cedo.

Nesta idade a maioria das crianças já estão trocando os dentinhos decíduos anteriores, e pode-se avaliar questões como espaço para os dentes permanentes, presença de mordidas cruzadas (anteriores ou posteriores) e mordida abertas,  desarmonias no crescimento ósseo, questões como respiração bucal e deglutição atípicas (que tem grande influência no desenvolvimento das arcadas dentárias). Diagnósticos nesta fase  com intervenção  precoce, reduzem tempo de tratamentos futuros, além de intervir nas  discrepâncias ósseas, que muitas vezes são de difícil correção quando não tratadas em tempo, e acabam  necessitando  de tratamentos orto cirúrgicos.

Nesta idade também a criança já consegue compreender  por quê precisa usar determinado aparelho, e a colaboração costuma ser muito boa.

Podem ser usados aparelhos removíveis ou fixos (dependendo do problema), sempre com o objetivo de prevenir problemas mais severos e reduzir tempo de tratamento.

Deixe uma resposta