+ 55 48 3223 1232
Post Sono 01

Sono e aumento de peso – existe correlação?

Diversos estudos científicos mostram que   existe uma relação direta entre a falta de sono adequado  com o aumento de peso.

Vários fatores contribuem para isso. Sabe-se que  quem dorme mal, sente-se cansado e sem disposição para atividades físicas; mas há também uma explicação científica para o aumento de peso, que está relacionada aos hormônios leptina ( que controla a sensação de saciedade durante o dia ) e a grelina (que regula a fome e reduz o gasto de energia.).  As pessoas que dormem pouco, tem uma produção aumentada  de grelina e menor produção  de leptina, logo, sentem mais fome, aumentam a ingestão de alimentos com alta densidade energética,  resultando no ganho de peso. Assim, indivíduos com o sono desregulado acabam entrando em um ciclo vicioso,  com menor disposição.

Uma das formas de tentar reverter esse quadro é, então, regular o seu sono.

Segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. A pesquisa afirma que a falta de sono reduz em 55% a queima de gordura.

 

Portanto, para quem deseja perder peso, ter um sono de boa qualidade é fundamental!