+ 55 48 3223 1232
IMG 1816

Quem deve usar protetor bucal?

Tenho falado muito ultimamente sobre os protetores bucais: quais são os tipos disponíveis no mercado, como é importante na prática de certas atividades físicas e sobre quais lesões previne. Seu uso é obrigatório ou recomendado para atletas profissionais, e é igualmente importante para atletas amadores, que estão sob o mesmo risco! Deve ser utilizado em esportes de colisão (futebol americano, handebol, boxe, MMA, taekwondo, jiu jitsu, muay thai, judô, etc.) e em esportes de contato limitado (basquete, futebol, ciclismo, atletismo, etc.) por pessoas de todas as idades. 

Um estudo publicado pela Academia Americana de Odontologia Pediátrica entrevistou alunos do ensino médio de escolas estadunidenses e constatou que a ocorrência de lesões em esportes de contato limitado é duas vezes maior do que em esportes de colisão! Mais adolescentes se machucaram jogando basquete do que lutando boxe, todos atletas amadores e jovens. Os esportes com mais lesões foram, em ordem: futebol americano, basquete, baseball e ciclismo – sendo que a pesquisa não incluiu futebol [1]. 

Isso mostra como é ilusória a visão de que alguns esportes são mais perigosos do que outros; é essencial usar protetores bucais jogando futebol, andando de bicicleta, skate, etc., da infância até a idade adulta. A partidinha com os amigos que parece tão inofensiva pode ter danos sérios. 

O protetor bucal protege de lesões causadas por impactos, absorvendo-os e distribuindo-os pela arcada dentária. Alguns dos problemas prevenidos podem causar dores ao mastigar, dores no ouvido, dores de cabeça e redução da capacidade de abertura da mandíbula, de forma temporária ou permanente! Ou seja, prejudica a fala, a estética e a alimentação, atividades essenciais para vida de qualquer pessoa.

Para uma proteção verdadeiramente eficaz, o protetor bucal deve ser feito à partir de um molde da boca do usuário, confeccionado por um dentista, que indicará o material adequado conforme a finalidade do aparelho. A fala e a respiração não são prejudicadas pelo aparelho, já que terá um encaixe customizado para o usuário.

Se você pratica algum dos esportes que falei acima, como um hobby ou profissionalmente, agende sua avaliação pelos números (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330! Além de oferecer maior proteção, conforto e durabilidade, é possível personalizá-lo com uma imagem!

Seu sorriso vale muito!

[1] https://pdfs.semanticscholar.org/5261/4e30aeca4f96cf48e503b66bfd8dbebb4eb9.pdf