+ 55 48 3223 1232
InShot 20191122 132215863

Primeira Vez no Ortodontista

Um sorriso saudável, com dentes e bases ósseas bem posicionados, influencia muito no crescimento de uma criança, tanto esteticamente quanto na fala, mastigação e respiração. 

A primeira consulta a um ortodontista deve ser feita até os 7 anos de idade, segundo a Academia Americana de Ortodontia. Nesta idade, a criança está começando a trocar seus dentes decíduos – os famosos “dentes de leite” – pelos dentes permanentes, hora exata para fazer uma avaliação da arcada dentária. 

O dentista avaliará a estrutura dentária e óssea da criança. Alguns possíveis problemas são:

  • Falta de espaço para os dentes permanentes
  • Mordida cruzada

É quando parte ou toda a arcada superior encaixa dentro da arcada inferior. Pode ocorrer por motivos genéticos, pelo uso excessivo de chupeta, mamadeira, pelo hábito de chupar o dedo ou respiração inadequada. Pode impactar a fala, a mastigação e a respiração, interferindo em todo processo cognitivo, comportamental e de desenvolvimento da criança.

  • Mordida aberta

Falta de contato de alguns dentes quando o paciente morde ou sorri. Bem como a mordida cruzada, pode ocorrer por motivos genéticos, pelo uso excessivo de chupeta, mamadeira, pelo hábito de chupar o dedo ou respiração inadequada. Pode impactar a fala, a mastigação e a respiração e, se não tratada, pode propiciar fratura e até mesmo a perda dos dentes!  Além disso, pode interferir em todo processo cognitivo e no desenvolvimento da criança.

  • Desenvolvimento inadequado das bases ósseas 

Quando a maxila e/ou a mandíbula não crescem adequadamente. Se o problema for diagnosticado quando os ossos ainda tiverem tempo para se desenvolverem, é possível estimular o crescimento das bases ósseas.

O tratamento tardio pode não alcançar os mesmos resultados que um tratamento precoce, por isso é importante que o ortodontista acompanhe o crescimento da criança.

É importante ressaltar que o bebê deve ser acompanhado por um odontopediatra desde seu nascimento.

Agende sua avaliação pelos números  (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330.

Seu sorriso vale muito!