+ 55 48 3223 1232
Images (3)

Quem ronca mais: homens ou mulheres?

Roncar, além de ser algo chato para quem dorme perto, pode ser um sintoma de transtornos do sono – já falei um pouco mais sobre ele nesta outra postagem. Mas, afinal de contas, quem tem mais chance de roncar? Mulheres, homens, jovens, idosos?

A Academia Americana de Medicina do Sono diz que aproximadamente metade da população ronca em alguma fase de sua vida. Em média, os homens roncam mais do que as mulheres, mas a quantidade varia um pouco a cada pesquisa [1]. Pensando nisso, escolhi quatro de diferentes partes do mundo para compartilhar:

  1. Na Turquia, uma pesquisa mostrou que o ronco era habitual para 29.5% dos homens e para 8.9% das mulheres com 45 anos em média [2];
  2. Um estudo nigeriano constatou que 34% dos homens e 26% das mulheres roncavam leve, moderada ou intensamente [3];
  3. Um estudo feito nos Estados Unidos, por sua vez, constatou que 9% das mulheres e 24% dos homens roncam [4].
  4.  A Associação Brasileira do Sono diz que  24% dos homens de meia-idade roncam, enquanto a taxa entre pessoas do sexo feminino é de 18%. Quando se fala de indivíduos acima de 60 anos, os números são ainda maiores: 60% dos homens e 40% das mulheres sofrem com o ronco.

Os valores mais discrepantes são os nigerianos, mas isto ocorre porque apenas esta pesquisa incluiu todos os tipos de ronco no cálculo.

O Ronco em crianças nunca é normal e as consequências dele são muito graves. Se seu filho ronca, procure  tratamento “urgente”.

Algumas coisas distintas podem causar ou potencializar o ronco: fumar, ingerir bebida alcoólica à noite, obesidade e transtornos do sono, como a Apneia do Sono (nela, a pessoa para de respirar enquanto está dormindo várias vezes por noite). 

Felizmente, existe um aparelho intra oral para  ronco e apneia que é o tratamento para alguns casos. O responsável por esta decisão é o dentista do sono. Ele fará uma avaliação detalhada, que inclui um exame chamado polissonografia e possivelmente uma consulta com um otorrinolaringologista. Se julgar adequado, fará um molde da boca do paciente para projetar um aparelho de ronco personalizado. 

Se você ronca e quer saber mais sobre as causas, consequências e tratamentos da condição, agende uma visita! Basta ligar para (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330.

Sua saúde vale muito!

Adriane Sponchiado.