+ 55 48 3223 1232
Texto8

Respiração Bucal em Crianças

A qualidade do sono de uma criança influencia diretamente em sua qualidade de vida; a falta de descanso pode gerar comportamentos agressivos, falta de atenção, hiperatividade e atrasos no crescimento. A respiração pela boca é um dos possíveis causadores de noites mal dormidas, e além de poder ocasionar as condições citadas anteriormente, facilita a contração de infecções nas vias aéreas superiores (ouvido, nariz e garganta). Também pode causar problemas como o ronco, bruxismo e a Síndrome da Apnéia do Sono, caracterizada pelo interrompimento da respiração durante a noite.

São variadas as possíveis causas da respiração bucal na infância; dentre elas estão o aumento de adenoide e/ou amígdalas, desvio de septo, alergias, sinusite, rinite, má formação do nariz e da boca. O uso de chupetas e mamadeira, juntamente com o ato de chupar o dedo, também são possíveis causas, por isso é importante seguir as indicações do pediatra sobre quando é necessário utilizá-las!

Há alguns sintomas que facilitam a identificação deste problema. A face alongada é um deles – isto é, a respiração bucal é capaz de alterar o crescimento ósseo da criança. Além disso, pode ocorrer falta de selamento labial, mordida aberta anterior, gengivite nos incisivos superiores, alteração na postura, olheiras e o hábito de babar durante o sono. Também pode tornar a criança mais irritável e piorar seu rendimento escolar, afetando seu psicológico. O comportamento social inadequado dos pequenos eventualmente indica problemas mais sérios, e para identificá-los é preciso ter um olhar atento!

Caso haja suspeita de respiração bucal em uma criança, ela deve ser levada ao Odontopediatra ou ao Ortodontista para obter um diagnóstico profissional. Ele provavelmente indicará a visita a outros profissionais, como o fonoaudiólogo e o otorrinolaringologista. O ortodontista, por sua vez, é responsável por tratar as alterações craniofaciais decorrentes da respiração. Alguns dos métodos utilizados são a Expansão Rápida da Maxila e o Avanço Mandibular, ambos através do uso de aparelhos ortodônticos feitos sob medida. 

Se você identificou as características acima no seu filho ou filha, agende uma visita! Basta entrar em contato pelos números (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330!