+ 55 48 3223 1232
InShot 20200110 183558774

5 dicas para cuidar do aparelho dentário!

Então seu ortodontista fez uma avaliação e julgou que você deverá usar um aparelho dentário. Isto é ótimo, pois quer dizer que você está no caminho de um sorriso saudável e harmonioso! Contudo, aparelhos dentários requerem uma rotina de limpeza e cuidados um pouco diferentes. Para que você faça essa transição com êxito, preparei algumas dicas e instruções importantes para manter sua saúde bucal intacta e para obter os melhores resultados possíveis no tratamento:

1. Kit portátil de higiene bucal
Esta dica pode parecer óbvia, mas é importante reforçá-la: Escove os dentes após todas as refeições. Para fazer a higienização, carregue consigo um kit com as coisas necessárias, escova, creme e fio dental, bem como outros acessórios que seu ortodontista possa ter indicado.

2. Passe fio dental
Ele é responsável pela limpeza dos cantinhos dos dentes, bem como outros lugares que a escova não pode acessar, Conforme o tipo de seu aparelho, esta pode ser uma tarefa árdua, mas não há desespero! O “Passa Fio” é um dispositivo que serve para facilitar o processo de colocar o fio atrás do aparelho.

Passa Fio

3. Utilize a escova adequada
De forma geral, escolha escovas com cerdas macias. Caso seu aparelho seja fixo, escolha uma escova ortodôntica, pois possui uma canaleta central, que se adapta aos brackets. Para higienizar espaços entre os dentes, opte por uma escolha interdental, seu formato cilíndrico garante a limpeza para estes casos.

Da esquerda para a direita: Escova ortodôntica e escova interdental

4. Atenção com alimentos duros e grudentos
É preciso evitar alimentos como balas, chicletes e pirulitos. Além disso, é preciso ter cuidado especial com outras comidas, como maçã, goiaba, milho verde e carne. Corte-os em pedaços pequenos ao invés de mordê-los para não danificar o aparelho. Evite também amendoim japonês, pipoca e azeitona com caroço.

5. Faça a manutenção mensal do aparelho
Mantenha a rotina de higienização bucal e, caso seu aparelho seja móvel, limpe-o com escova e creme dental! Além disso, visite regularmente seu ortodontista, ele avaliará a sua higiene e os resultados do tratamento. Caso surja algum problema inesperado com o aparelho ou com seus dentes, procure-o!

Siga estes cuidados, as orientações de seu ortodontista e você terá um sorriso alinhado e saudável em breve! Caso ache que precisa utilizar um aparelho dentário, ou tenha alguma dúvida, agende uma avaliação pelos números (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330. 

Seu sorriso vale muito!

Adriane Sponchiado.