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Higiene do Sono

Uma boa noite de sono impacta drasticamente na qualidade de vida de uma pessoa, desde a forma de se relacionar com outras pessoas até a capacidade de raciocínio lógico. Noites mal dormidas podem estar relacionadas ao ronco, apneia do sono e bruxismo. Caso tenha ou suspeite de um destes diagnósticos, procure um médico ou dentista do sono para avaliar o problema e indicar o tratamento necessário; todavia a qualidade do descanso pode ser melhorada através da higiene do sono

A higiene do sono consiste em retirar os hábitos prejudiciais e incorporar rotinas benéficas. Algumas das orientações são: 

  • Evitar horários variáveis de sono, reservar momentos constantes para descansar;
  • Reduzir a luminosidade da casa e dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. No caso dos dispositivos eletrônicos, uma alternativa é utilizar o modo noturno, que reduz a quantidade de luz azul da tela. A luz clara é um indicativo para o cérebro de que é hora de despertar;
  • Não ingerir bebidas alcoolicas, tabaco ou cafeína antes de dormir;
  • Fazer uma refeição leve e de fácil digestão no período noturno;
  • Evitar alimentos picantes e açúcar;
  • Reservar a cama apenas para dormir. Isto é, não utilizá-la para ler, trabalhar ou assistir TV;
  • Praticar exercícios de meditação antes de dormir. Seguindo a mesma lógica da regra anterior, é indicado pensar sobre assuntos complexos ou que exigem concentração em outro momento e em outro local;
  • Não praticar atividades físicas antes de dormir;
  • Escolher um local arejado, tranquilo e escuro para descansar;
  • Criar uma rotina antes de dormir, como tomar banho, escovar os dentes e escolher a roupa do dia seguinte.
  • Se tiver o costume de tirar sonecas durante o dia, não exceder o tempo de 45 minutos. Preferencialmente concentrar o horário do sono durante a noite.

Esta lista de conselhos auxilia significativamente em uma boa noite de sono, e,consequentemente, em dias mais proveitosos. Para agendar uma avaliação, entre em contato pelos telefones +55  (48) 3223-1232 e +55 (48) 3232-8330.

Seu sono vale muito!

Um abraço, 

Adriane Sponchiado.

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