+ 55 48 3223 1232
Sinais Aparelho Insta

Sinais que você precisa usar aparelho

É comum achar que é preciso usar aparelho dental por razões estéticas, mas irregularidades dentárias podem causar problemas na saúde bucal, como dificuldade de higienizar os dentes (facilitando o aparecimento de cáries e problemas periodontais), dificuldades na fala, na respiração  e problemas na mordida. Por isso, preparei uma lista de sinais de que você precisa usar aparelho!

  1. Dentes espaçados
    Pode ser causado por genética, pelo hábito de chupar o dedo na infância e por doenças na gengiva, dentre outros.
  2. Respiração bucal
    É possível que a respiração pela boca ao invés de pelo nariz seja causada por ossos faciais com formação irregular, e talvez seja necessário usar aparelho para corrigir o problema. A respiração bucal geralmente é tratada de forma multidisciplinar: ortodontista, otorrino e fonoaudiólogo.
  3. Dores de cabeça ou no pescoço
    Como na respiração bucal, a causa dessas dores pode ser óssea. Caso haja formação irregular de ossos, os músculos da região precisam de mais energia para falar e mastigar, provocando dores.
  4. Queixo muito pequeno ou muito grande
    A diferença de tamanho pode ser um sinal de que há um problema de mordida ocorrendo, o que pode ser solucionado com um aparelho dental.
  5. Dentes desalinhados ou “encavalados”
    O desalinhamento dos dentes pode provocar problemas na autoestima e insegurança para sorrir e gargalhar. Nos casos mais sérios, a limpeza dos dentes é prejudicada, o que pode causar mau hálito, cáries e outras doenças. Para saber se seus dentes estão próximos demais, passe um fio dental. Se a limpeza for muito difícil, um dentista deve ser consultado
  6. Bruxismo
    O ranger dos dentes pode causar dor na mandíbula, dores de cabeça e nos músculos da face e desgaste dos dentes. Nem sempre é necessário usar aparelho ortodôntico, pois o bruxismo  também pode ser causado por fatores como estresse. É necessário uma avaliação criteriosa, e pode ser recomendado usar uma placa protetora para dormir, feita à partir de um molde da boca do paciente.

Estes são alguns sinais de que é necessário procurar um ortodontista para fazer uma avaliação detalhada! Contudo, se você está com algum sintoma que não foi listado, não hesite em procurar um especialista. Para fazer uma avaliação, entre em contato pelos telefones (48) 3223-1232 e (48) 3232-8330. 

Seu sorriso vale muito!

Adriane Sponchiado.