+ 55 48 3223 1232
Texto12

Como Tratar o Ronco

O ronco quer dizer que algo fora do normal está acontecendo com o sono. É responsável por um descanso de má qualidade e impacta negativamente na saúde: diminui a memória, atenção e raciocínio; aumenta o risco de acidentes automobilísticos; diminui a produção de massa muscular e de determinados  hormônios, aumenta a chance depressão e ansiedade. 

Além disso, pode ser indicativo de um problema mais grave: a apneia do sono. Nela, a pessoa para de respirar até centenas de vezes durante uma noite de sono! As quedas e retomadas súbitas da oxigenação do sangue são os principais motivos para o desenvolvimento das doenças do coração, como arritmias, hipertensão arterial e crescimento do coração. Também aumenta a chance de desenvolver diabetes e impotência sexual.

Nos casos mais leves, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o problema, como dormir de lado, não ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir, alimentação leve à noite, evitar eletrônicos e cafeína à noite – já falamos sobre isso aqui no site, clique aqui para acessar o link! Mas, se nada funcionou, o que fazer?

O tratamento do ronco envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo médico e dentista do sono, fonoaudióloga, nutricionista, otorrinolaringologista, entre outros. Para o diagnóstico será necessário realizar um exame chamado polissonografia. Neste exame,vários sensores são posicionados no corpo do paciente para coletar dados e analisar detalhadamente a qualidade do sono, incluindo parâmetros como atividade cerebral, cardíaca, muscular, o funcionamento do aparelho respiratório, entre outros fatores. À partir disto, o especialista fará o diagnóstico adequado.

Uma das possíveis soluções para casos leves e moderados é o uso de um Aparelho Intraoral. Este “Aparelho Anti Ronco” ajuda a reposicionar a língua e a mandíbula, de forma que as vias aéreas permaneçam desobstruídas. É um tratamento eficaz e não invasivo, desde que o aparelho esteja bem indicado e projetado especialmente para a arcada dentária do paciente!

Se você ronca, agende já sua avaliação pelos números (48) 3223-1232/99926-0855 ou (48) 3232-8330.

Seu sono vale muito!

Um abraço, 

Adriane Sponchiado.